Seguidores

domingo, 13 de maio de 2012

COMUNICAÇÃO AMBIENTAL - ENCONTROS MOBILIZAM COMUNIDADES E DESTACAM IMPORTÂNCIA DO PORTO SUL

O governo da Bahia está realizando durante esta semana reuniões preparatórias para audiências públicas  para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental  (EIA-Rima) do Porto Sul e do projeto do empreendimento. As audiências acontecerão entre os dias 28 deste mês e 2 de junho, em Itacaré, Uruçuca, Itabuna, Itajuípe, Coaraci e Barro Preto, municípios na área de abrangência do Porto Sul.

 

As reuniões estão sendo realizadas nas seis cidades onde serão feitas as audiências e, além de apresentar o projeto a lideranças políticas, empresariais e comunitárias, mobilizam a sociedade organizada para as audiências públicas. Em Itabuna, o encontro, ocorrido na tarde de terça-feira (8), reuniu cerca de 150 pessoas na Câmara de Vereadores.

 

Em outubro de 2011, a audiência pública no Centro de Convenções de Ilhéus reuniu 3.700 pessoas, sendo considerada pelo próprio Ibama uma das maiores realizadas pelo órgão em todo o Brasil.

 

O coordenador de Articulação Social da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Roque Peixoto, afirmou que as reuniões nos municípios, além de esclarecer sobre o projeto, ampliam a mobilização para as audiências públicas. “As reuniões têm sido bastante representativas, o que demonstra o interesse da comunidade no projeto e cria uma ótima expectativa para as audiências públicadas

 

Ambientalista e presidente do Grupo de Resistência às Agressões ao Meio Ambiente (Grama), Walmir do Carmo, disse que esses encontros servem para que a comunidade conheça o projeto do Porto Sul em toda a sua abrangência. A obra é muito importante para a região, por causa das garantias de que os impactos ambientais sejam compensados. Nesse processo é fundamental a participação da sociedade organizada".

 

Acompanhamento do processo de implantação

 

Para a professora Marta Maria dos Santos, ao tomar consciência do projeto, o cidadão passa a acompanhar todo o processo de implantação do empreendimento. Com certeza, Itabuna e região só têm a ganhar com o Porto Sul, superando um grande período de estagnação

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Itabuna e coordenador estadual da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Eduardo Fontes, afirmou que as audiências são fundamentais para dar transparência ao processo. Esperamos que a obra seja agilizada com a obtenção do licenciamento do Ibama. Segundo ele, Itabuna é uma cidade-polo comercial e de prestação de serviços e será diretamente beneficiada com a implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), já que atrai consumidores de toda a região".

 

O diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia em Itabuna, Cristiano Lobo, explicou que o governo da Bahia está  oferecendo a oportunidade para que se possa conhecer o projeto do Porto Sul e o processo de licenciamento. Itabuna é um grande polo de ensino superior e é preparada para a capacitação de mão de obra, através de cursos de graduação nas áreas de engenharia, logística e segurança no trabalho

 

O presidente da Câmara Municipal de Itabuna, Ruy Machado, declarou que as reuniões preparatórias e as audiências públicas permitem que todos os segmentos da sociedade tomem conhecimento da dimensão do Porto Sul e de seu impacto positivo para o desenvolvimento regional. Ele destacou que “a presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner estão dotando o sul da Bahia dos maiores empreendimentos em logística e infraestrutura do estado, já que, além do Porto Sul, serão implantados a Ferrovia Oeste-Leste, um novo aeroporto e a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna

 

Os investimentos para implantação do Porto Sul são de R$ 2,4 bilhões, com a geração de cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos na fase de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário