Seguidores

quarta-feira, 27 de junho de 2012

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR REFORÇA INVESTIMENTO NAS LOJAS E NO CAMPO E LANÇA PROTOCOLO DE SUSTENTABILIDADE

Mana

 

Creio que os fatos estão auspiciosos a favos de nosso projeto. Veja a reportagem abaixo..saiu em maio deste ano...

 

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR REFORÇA INVESTIMENTO NAS LOJAS E NO CAMPO E LANÇA PROTOCOLO DE SUSTENTABILIDADE

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de AçucarAssessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açucar

 

No dia 25 de abril, o Grupo Pão de Açúcar, recebeu mais de 200 fornecedores que participaram da segunda premiação concedida aos melhores produtores de frutas, legumes e verduras (FLV) da companhia pelas boas práticas verificadas na cadeia produtiva. Além das homenagens e premiações, a segunda edição traz outras novidades: o aumento nos investimentos da empresa no campo e nas lojas e o lançamento do Protocolo de Sustentabilidade para os fornecedores de FLV do Grupo Pão de Açúcar.

 

O Grupo Pão de Açúcar vem reforçando seus investimentos na área de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) nas lojas do Extra, Pão de Açúcar e Assai nos últimos anos em função do retorno das vendas desses produtos, que apontaram crescimento acima da média de toda a empresa. Em 2011, a Cia contratou novos profissionais especializados para atendimento e operação especializada de produtos nas unidades, além de aumentar o número de treinamentos e cursos. As áreas de frutas, legumes e verduras também foram modernizadas, garantindo um espaço com layout mais moderno, confortável e aconchegante para o cliente.

 

Não é só na loja que o Grupo investe. O campo e os fornecedores também mereceram a atenção da empresa. Os destaques ficaram por conta das consultorias externas, técnicos que visitaram campo, novas ferramentas de coleta e monitoramento de dados, além das análises de resíduos de agrotóxicos para o Programa Qualidade desde a Origem.

 

No total, o Grupo Pão de Açúcar investiu quase seis milhões de reais no aperfeiçoamento e desenvolvimento dos produtos de FLV seja nas lojas ou com os fornecedores (20% do total só em 2011). E o retorno é cada vez mais. "As vendas de frutas, legumes e verduras crescem anualmente. Em 2011, conseguimos crescer acima da média de toda a empresa. Para 2012, a expectativa continua alta. Esperamos finalizar o ano com crescimento perto de 10%", aposta Miyao.

 

Protocolo de Sustentabilidade

 

Sustentabilidade e responsabilidade social crescem em importância para os clientes. Em um estudo da Landor Associated, 75% dos consumidores acreditam que esses temas sejam importantes e 55% disseram que optariam por produtos que apoiassem essas questões. Dentro dessa perspectiva e como uma continuação do programa Qualidade Desde a Origem, o Grupo Pão de Açúcar lança o Protocolo de Sustentabilidade dos Fornecedores de Frutas, Legumes e Verduras da empresa.

 

"O setor agrícola tem o maior impacto no meio ambiente, por mexer com a terra, emissões de carbono e poluição por nitrogênio. Vimos a necessidade de uma ação padronizada para aumentar a produção agrícola de forma ambiental sustentável, economicamente aceitável e socialmente responsável", conta Bethlem.

 

O Protocolo reúne todas as melhores práticas de cultivo focando em ações sustentáveis e a idéia é sugerir que os fornecedores do Grupo adotem essas medidas.

 

O documento apresentado traz ações em diferentes processos agrícolas como salvaguardar os recursos naturais, partilhar conhecimentos sobre gestão de culturas e tecnologias, criar acesso aos recursos naturais e a serviços de micro financiamento, proteger a colheita, facilitar o acesso ao mercado e conduzir investigações agronômicas sobre disponibilidade de água, mudanças climáticas e fertilidade do solo.

 

"Os ganhos em toda cadeia - fornecedor, empresa e cliente - são percebidos com produtos mais saudáveis e está em consonância com a Anvisa , que sempre nos apoiou desde a construção do projeto. Desde a primeira edição do prêmio, sentimos uma evolução no relacionamento e no comprometimento entre fornecedores e Grupo Pão de Açúcar. Para essa segunda premiação, temos a certeza de que essa parceria de sucesso ganhará cada vez mais força seja comercialmente, socialmente ou sustentavelmente ", comenta Hugo Bethlem , vice presidente do Grupo Pão de Açúcar.

 

Premiação

 

A premiação faz parte do programa Qualidade Desde a Origem, lançado em 2008, numa ação pioneira que busca o controle integral da cadeia de valor do FLV comercializado nas lojas Pão de Açúcar e Extra. Por meio do site www.qualidadedesdeaorigem.com.br, o consumidor tem acesso a informações sobre a origem e região produtora, além do nome do fornecedor e fotos.

 

O evento reconhece o envolvimento e a preocupação dos fornecedores que conseguiram melhores resultados, priorizando a qualidade e segurança dos seus produtos sem prejudicar o meio ambiente. O Grupo Pão de Açúcar movimenta cerca de 90 mil toneladas de FLV por mês em todas as suas lojas.

 

Foram avaliados quesitos de qualidade, segurança (resíduos de defensivos químicos e controle microbiológico), pontualidade na entrega, cumprimento do processo de rastreabilidade e adequação ao padrão técnico do Grupo.

 

Veja as empresas vencedoras:

 

1)   Frutas - Sudeste e Paraná - Citricola Lucato Ltda.

2)   Frutas - Centro Oeste e Nordeste - Wanderley Pedro Weiler Zimmermann

3)   Legumes - Sudeste e Paraná  - Agro Beloni

4)   Legumes - Centro Oeste e Nordeste - MNS Comércio de Produtos Agrop Ltda.

5)   Verduras - Sudeste e Paraná -  Sergio Gunji

6)   Verduras - Centro Oeste e Nordeste -  Luis Pedro Horn

7) Ovos – Brasil - Iana

8) Orgânico – Brasil - NiloUumeda (direto da serra)

9) Importados – mundial -  Luso Pera

 

 

Grata por sua atenção. Fico no aguardo de seu contato

 

Denise de Mattos Gaudard

 

Consultoria Socioambiental

 

55(21) 2246-7255 /55(21) 8875-8820

denisedemattos@gmail.com

Skpe:denisedemattos  Msn:denisedematos@hotmail.com

 

"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos." Albert Schweitzer

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário