Seguidores

terça-feira, 10 de julho de 2012

RECICLAGEM DE PNEUS: QUANDO A BORRACHA BOTA O PÉ NA ESTRADA

Além de reduzir ruídos, adicionar flocos de pneus picados ao betume estende a vida útil do asfalto. Foto: Reprodução/Internet

 

Transformar pneus usados em estrada novas pode contribuir para a redução da poluição sonora.

Cerca de um em cada 50 ataques cardíacos é causado pela exposição crônica ao trânsito barulhento, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os efeitos negativos da poluição sonora em tais países vêm atrás apenas daqueles causados pela poluição do ar, afirma a OMS. A exposição de longo prazo pode causar desequilíbrios hormonais bem como problemas de saúde mental.

 

Ao adicionar “flocos” de pneus picados ao betume e à brita usada para fazer asfalto, engenheiros estão projetando rodovias menos barulhentas. Usadas pela primeira vez em caráter experimental nos anos 60, este asfalto emborrachado mais macio reduz em 25% os ruídos. Ainda melhor, este tipo de material ainda estende a vida útil do asfalto.

 

Naturalmente, o uso do asfalto emborrachado está se disseminando. A reciclagem de pneus nos EUA gera insumo o bastante para a produção de 32.000 km de faixas do material, o bastante para recapear 0,5% das estradas americanas, de acordo com a Liberty Tyre Recycling, uma empresa de Pittsburgh que processa cerca de um terço dos pneus reciclados dos EUA. Rodovias de asfalto emborrachado também são populares na China, Brasil, Espanha e Alemanha. E a popularidade do material pode aumentar ainda mais, já que hoje em dia émais barato produzir asfalto emborrachado que o tradicional.

Fontes: Publicado originalmente no jornal The Economist e retirado do site Opinião e Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário