Seguidores

quinta-feira, 20 de junho de 2013

EM BUSCA DE CRÉDITOS DE CARBONO

A Eletrobras, por meio da empresa validadora italiana Rina, publicou no site da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), órgão da ONU responsável pela concessão de créditos de carbono, quatro documentos, chamados Documentos de Concepção de Projetos (DCP), pedindo a obtenção de créditos de carbono para 32 empreendimentos incluídos no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia (Proinfa).  Estes documentos compreendem 17 PCHs e 15 eólicas. Os créditos de carbono fazem parte do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), no âmbito do Protocolo de Quioto. O MDL visa reduzir a emissão dos gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global.

A elaboração e a publicação dos DCPs constituem a primeira etapa para obtenção dos créditos de carbono junto a ONU. A Rina, empresa credenciada pela ONU para este tipo de trabalho, agora, está analisando os documentos e seguindo todos os procedimentos relativos ao processo de validação. Num terceiro estágio, os documentos aprovados, juntamente com os Relatórios de Validação, serão encaminhados para a Autoridade Nacional Designada (AND), que, no Brasil, é o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O MCT será responsável por emitir a carta de aprovação, que compõe o acervo documental a ser enviado para o Conselho Executivo do MDL (ONU).

Depois de cumpridas estas etapas, os projetos são analisados e registrados na ONU, dando início ao processo de monitoramento e certificação. Estes estágios antecedem a emissão dos créditos. Uma vez obtidos os créditos de carbono, eles serão negociados e o valores revertidos para a conta do Proinfa, o que reduzirá o custo do encargo cobrado nas tarifas de energia elétrica dos consumidores brasileiros.

Fonte: Eletrobras

Conteúdos Relacionados:

1.    Na trilha dos créditos de carbono

Artigo avalia o mercado potencial das pequenas centrais hidrelétricas e mostra uma visão geral de créditos de carbono no Brasil. Também demonstra o impacto positivo dos CERs na viabilidade das PCHs...

2.    Raio-X do mercado de carbono no Brasil

Pesquisa periódica de perspectivas das empresas brasileiras sobre o mercado de créditos de carbono e projetos de MDL. Trabalho de 2009 envolveu 166 organizações, entre empresas, instituições financeiras, associações e cooperativas...

3.    Evolução do mercado de carbono

Conselho Executivo da ONU registra mais de 5,5 mil projetos de MDL. China lidera, seguido por Índia e Brasil, onde o setor energético registra a maior parte das iniciativas..

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário